MINDEL BREVES

:.: Expotur’14: O turismo inclusivo e sustentável que se quer para Cabo Verde:. Criada Cabo Verde Handling:.:

INFORMAÇÕES ÚTEIS

NACIONAL: Reparação do navio Guardião custa 10 mil contos:. Santo Antão e São Vicente vão discutir desenvolvimento integrado:. Santo Antão: Esplanada Nova Aurora da Ponta do Sol “em morte lenta”:. Um a cinco anos de prisão para quem rouba energia:.

"PRESENTAÇOM"

Quem mi ê? Um fidje de Sanvcênte.
Nascide, crióde, lá na ponta d' Praia.
Lá ondê que mar tâ sparajá debóxe de bôte,
moda barra dum saia.

Cs' ê que m' crê? Cantá nha terra!
Companhal na sê dor;
na nôbréza d' sê alma;
na pobréza d' sê vida!

Sérgio Frusoni

ÚLTIMA HORA

DESTAQUES MINDEL PRESS

CORREIO DE MINDELO


SÃO VICENTE: UM MERGULHO “SEM GARRAFA” NA CRISE...

 

Temos estado a analisar o evoluir da conjuntura internacional e, seu impacto na estrutura socioeconómica destas ilhas. E, a constatação que nos impõe certo respeito é a seguinte: “estamos num beco sem saída”
 
Segundo o Inquérito de Conjuntura do INE: “A conjuntura económica de Cabo Verde é desfavorável”... Registando no 1º trimestre de 2013 o indicador de clima manteve a tendência descendente dos últimos trimestres, ou seja, o ritmo de crescimento económico continua a abrandar, tendo o indicador registado o valor mais baixo dos últimos trinta e dois (32) trimestres consecutivos e situando abaixo da média. ”  

E, quem vai sofrer com esse fantasma - SÃO VICENTE - como sempre. Essa TERRA DAS LAMENTAÇÕES E DO DESEMPREGO, vai ver novamente frustrados os anseios de "quebrar a regra".

Num contexto internacional paternalista de crise,  como o de Portugal, nos leva automaticamente a antever o que nos espera.

Como já vimos e ouvimos, as fontes já secaram, a "estiagem económica" - fenómeno causado pela insuficiência de recursos financeiros e políticos - já começou. E, não há previsões de alteração no "estado do tempo" que nos espera. O cenário torna-se literalmente preocupante. 

Por causa de efeitos externos e incontroláveis, os investimentos previstos para São Vicente desvaneceram na poeira da crise que se avizinha com força. 

Não se desenvolve um país por acoplagem. As ilhas, têm especificidades únicas que, devem ser tomadas em consideração. Se reparamos, o “arrasto” só se utiliza apenas na Pesca Industrial e, mesmo assim dá no que dá. Num curto espaço de tempo os “recursos disponíveis” deixam de suportar a economia. De notar que, se a produção e o investimento Nacional fossem geoestratégicos e, fossem divididos pelas ilhas, haveria grandes possibilidades de se suportar a variação de indicadores como o Desemprego. 

Para piorar a situação os dados referentes a 2012 confirmaram o que já se sabia. “São Vicente volta a bater o recorde em número de desempregados e revela a grande disparidade existente no país em termos de emprego e uma subida considerável, tendo em conta que os dados anteriores colocavam o desemprego na ilha na ordem dos 18 por cento e a média nacional em 12, 2 pontos percentuais. É a ilha com a maior taxa de desemprego em Cabo Verde com 28,9 por cento de pessoas sem uma ocupação, de longe superior à média nacional que é de 16,8 por cento. Em São Vicente, existem 49,7 por cento pessoas desempregadas com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos. Entre os 15 aos 34 anos, o número baixava para 38,3 por cento”. (Instituto Nacional de Estatística (INE),

Que saída para São Vicente? Num Conselho que não tem capacidade de procura de parceiros. A solução é “ir atrás do prejuízo”. Referimo-nos, aqui, às potencialidades da ilha que devem ser exploradas pela Câmara Municipal. Sendo órgão autárquico que, devido à proximidade dos problemas, sente “na pele” as dificuldades dos seus munícipes. Esta, deveria reactivar o programa de Geminações mas, com regiões que podem realmente trazer benefícios claros à economia local. Que seja lançado o desafio de “caça ao Tesouro”.

Costuma-se dizer – HOMEM PREVENIDO VALE POR DOIS - que não foi o nosso caso - Então pergunta-se: SERÁ QUE É MELHOR APERTAR O CINTO JÁ?

Que sina a nossa? Agora podemos afirmar que São Vicente é e, vai continuar a ser "ILHA NAUFRAGADA" num mar turbulento e incerto.
 
Lucas (Deluca) Monteiro   2 de Maio de 2013

PENSAMENTOS ÚTEIS

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." (Albert Einstein)

A MINDELO

O verdadeiro heroísmo consiste em persistir por mais um momento, quando tudo parece perdido.(W. F. Grenfek)