MINDEL BREVES

:.: Expotur’14: O turismo inclusivo e sustentável que se quer para Cabo Verde:. Criada Cabo Verde Handling:.:

INFORMAÇÕES ÚTEIS

NACIONAL: Reparação do navio Guardião custa 10 mil contos:. Santo Antão e São Vicente vão discutir desenvolvimento integrado:. Santo Antão: Esplanada Nova Aurora da Ponta do Sol “em morte lenta”:. Um a cinco anos de prisão para quem rouba energia:.

"PRESENTAÇOM"

Quem mi ê? Um fidje de Sanvcênte.
Nascide, crióde, lá na ponta d' Praia.
Lá ondê que mar tâ sparajá debóxe de bôte,
moda barra dum saia.

Cs' ê que m' crê? Cantá nha terra!
Companhal na sê dor;
na nôbréza d' sê alma;
na pobréza d' sê vida!

Sérgio Frusoni

ÚLTIMA HORA

DESTAQUES MINDEL PRESS

DUAS MÃOS CHEIAS DE PROJECTOS PARA DINAMIZAR SÃO VICENTE

Empreendedores e instituições de São Vicente apresentaram nesta sexta-feira, no quadro do fórum “São Vicente tem tudo para dar certo”, vários projectos que acreditam poderão dinamizar a vida económica e financeira da ilha. As áreas contempladas são a imobiliária turística e residencial, a indústria, o desporto e o lazer.

Gualberto do Rosário apresentou o projecto Mindel Golf, um empreendimento que, afirma, terá efeitos significativos em São Vicente e na vizinha Santo Antão. Trata-se de um projecto que contempla uma vertente denominada “Nova Mindelo”, que se destina ao turismo residencial. O empreendimento oferece uma segunda residência aos cabo-verdianos, e não só, e um resort com campo de golfe com 18 buracos que vai ser inscrito no PGA e preconiza o fomento da modalidade na ilha.

“É um projecto que contempla quatro hotéis cinco estrelas, centros de conferência, club náutico e club House, policlínica com 60 camas, de entre outras funcionalidades. Está previsto também um museu para preservar todo o acervo do Clube de Golfe de São Vicente, que tem mais de 100 anos. E ainda formação profissional e a integração da comunidade da Ribeira de Vinha, que será urbanizada e beneficiará alguns cursos, por exemplo na área da agricultura, cujos produtos serão consumidos no projecto”.

Este projecto prevê a criação de cerca de cinco mil postos de trabalho directos, preconiza pelo menos dois voos charters diários para o Aeroporto de São Pedro, além de voos executivos, para uma média de 85 a 120 mil turistas/ano. Abre ainda a possibilidade dos barcos de cruzeiro permanecerem mais tempo na ilha. Mas só vai avançar, avisa GR, se algumas dificuldades forem resolvidas com a Câmara. “Vamos ter de rubricar um protocolo especificando as responsabilidades de cada parte”.

A JBRN apresentou três projectos, sendo dois na área do turismo e um imobiliário. A Sogei socializou outro, que deixou a plateia de queixo caído, pela sua dimensão, opulência e meios financeiros, 4.5 mil milhões de escudos. Este projecto prevê a construção de um complexo turístico e a requalificação da Praça Estrela, abarcando um espaço de cerca de 25 mil metros quadrados, que vai desde esta praça até à orla marítima da baía do Porto Grande, o mercado de peixe, a réplica da Torre de Belém e a Enacol.

Clube de Ténis do Mindelo, requalificação da Praça José Lopes, Grémio Sportivo Castilho, Porto Grande, fazenda de camarão, Baía de João d´Évora e transformação de peixe, Pombas Brancas (2ª fase), São Pedro Village foram outros projectos socializados junto de uma plateia expectante quanto ao futuro da ilha de São Vicente. E eram tantos que lotaram o Centro Cultural do Mindelo durante o dia de sexta-feira.

FONTE: ASEMANA - http://www.asemana.publ.cv

06 de Novembro 2011 

Sem comentários:

Enviar um comentário

PENSAMENTOS ÚTEIS

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." (Albert Einstein)

A MINDELO

O verdadeiro heroísmo consiste em persistir por mais um momento, quando tudo parece perdido.(W. F. Grenfek)