A ilha de São Vicente acolhe a partir desta quarta-feira 10, as primeiras “Jornadas de Cooperativismo e Agro-Ecologia”, organizadas pela Associação Amigos do Calhau e o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI), e colaboração do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR). O evento prologa-se até ao próximo dia 13.

A jornada será aberta a técnicos, profissionais de sector e cidadãos interessados. Consistem na formação em cooperativismo (dias 10 e 11) e palestra “Agro-Ecologia e práticas Agro-Ecológicas: bases científicas e o papel das Microrrízas para a fertilidade dos solos (dia 12). E há ainda actividades práticas sobre técnicas de compostagem e recuperação de solos, este último no dia 13, no Centro Agro-Ecológico do Madeiral.
Todos estes eventos serão dirigidos por técnicos nacionais e internacionais, como José Luís Coto, presidente do CERAI e director da Sociedade Espanhola de Agricultura Ecológica, e Maria del Carmen Jaizme Veja, directora do Departamento de Protecção Vegetal do Instituto Canário de Investigação Agrária (ICIA).
As “Jornadas de Cooperativismo e Agro-Ecologia” inserem-se nos planos formativos previstos pelo projecto “Fortalecimento da Produção Sustentável e da Estrutura Associativa no Vale do Madeiral e Calhau” financiado pela Cooperação Espanhola e implementado pelas ONG’s Associação Amigos do Calhau, Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional e Associação Agro-Pecuária de Madeiral e Calhau.
Sem comentários:
Enviar um comentário