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"PRESENTAÇOM"

Quem mi ê? Um fidje de Sanvcênte.
Nascide, crióde, lá na ponta d' Praia.
Lá ondê que mar tâ sparajá debóxe de bôte,
moda barra dum saia.

Cs' ê que m' crê? Cantá nha terra!
Companhal na sê dor;
na nôbréza d' sê alma;
na pobréza d' sê vida!

Sérgio Frusoni

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SÃO VICENTE: TRANSCOR FACTURA MENOS 1.700 CONTOS EM DEZ DIAS

Com a entrada em vigor das disposições do Orçamento de Estado que ditaram não só a subida das tarifas de água e luz, como também dos transportes públicos e de outros impostos, o quadro económico-social é cada vez mais negro. Segundo o economista Avelino Bonifácio no programa Fórum da RCV, justifica-se o aumento de preços nos transportes públicos. Aumentos estes que não agradam nem ao público nem à empresa de transporte público de São Vicente, a Transcor.
 
Os utentes, que já reclamavam quando os preços aumentaram para 37 escudos, não concordam com o aumento para 43 escudos. Além de acharem que subiu demais, recordam a questão do troco, já que a falta de moedas de um escudo é suficiente para que o “preço acabe por ficar nos 45 escudos”. Para Marlino Santos a subida do preço dos transportes “cai sempre mal para as pessoas” e com tudo a subir de preço as coisas ficam cada vez mais difíceis. Na mesma linha de pensamento outra utente, Kizó Fortes, que afirma que ninguém olha para as pessoas. O ditado popular em São Vicente de que “Soncent é piknin” parece entrar agora em vigor, ou seja, “agora vão todos fazer crosse”, brinca Dona Rosa, moradora em Espia. E Antónia Pedro dá a receita para estes tempos difíceis de cortar nas coisas que não são tão necessárias e acrescenta “que todos podem ir até à morada sem problemas”.
 
E a empresa de transporte público, Transcor, neste início do ano já está a sentir os efeitos negativos do aumento do preço dos transportes públicos. O Presidente do Conselho de Administração da Transcor, Luís Gonzaga, afirma à RCV que nestes primeiros dez dias do ano já contabilizaram uma diferença de 60 mil bilhetes a menos, verificado também uma diminuição no número de passes.
 
“Já está a sufocar a empresa só com os dados em bilhetes, em dez dias tivemos uma redução de um milhão e setecentos mil escudos só na venda dos bilhetes” afirma Gonzaga, e acrescenta que a programação da empresa para este ano “não vai ser cumprida com certeza absoluta”. E ainda fala em reformulação de estratégia que pode passar pela redução de autocarros em diversas linhas. O tempo de espera de oito minutos pode aumentar com esta medida.
 
 
FONTE: NOTICIAS DO NORTE - http://noticiasdonorte.publ.cv
13 Janeiro 2013

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