O Governo autorizou a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) a criar uma unidade orgânica com o nome de Escola do Mar, em São Vicente. O executivo justifica a decisão com o facto do país ter a sua história ligada ao mar, mas também com a existência de um potencial para desenvolver a economia marítima e o cluster do mar.

Esta escola vai estar orientada para qualificar profissionais cujas actividades estão relacionadas com o mar. Ela terá competência para formar pessoal marítimo e promover o ensino superior de base científica e tecnológica, orientada para o mar.
A Comissão Preparatória que vai elaborar um projecto científico e pedagógico para esta escola vai ter representantes do Ministério do Ensino Superior e Ciência, Uni-CV, Instituto Marítimo e Portuário, Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas, Núcleo Operacional do Cluster do Mar, Instituto de Emprego e Formação Profissional e Sistema Nacional de Qualificações.
Refira-se que o Documento de Estratégia de Crescimento e de Redução da Pobreza III (2012-2016) considera que a economia marítima é essencial para transformar o país num fornecedor de serviços, no quadro do Cluster marítimo, fazendo emergir uma nova economia diversificada, produtiva e competitiva à volta do mar.
“O desenvolvimento do Cluster do Mar explora o forte potencial que o mar pode representar, quer providenciando as actividades existentes, quer desenvolvendo novas actividades, deverá constituir um dos vectores da transformação e modernização da economia do país”, lê-se na resolução inserida no Boletim Oficial de nº 3/1ª Série de 9 de Janeiro.
Esta escola vai também ajudar o país a cumprir um dos pressupostos da Convenção sobre o Trabalho Marítimo 2006, ratificada recentemente pelo Governo no que tange à formação, certificação e serviços.
14 Janeiro 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário