MINDEL BREVES

:.: Expotur’14: O turismo inclusivo e sustentável que se quer para Cabo Verde:. Criada Cabo Verde Handling:.:

INFORMAÇÕES ÚTEIS

NACIONAL: Reparação do navio Guardião custa 10 mil contos:. Santo Antão e São Vicente vão discutir desenvolvimento integrado:. Santo Antão: Esplanada Nova Aurora da Ponta do Sol “em morte lenta”:. Um a cinco anos de prisão para quem rouba energia:.

"PRESENTAÇOM"

Quem mi ê? Um fidje de Sanvcênte.
Nascide, crióde, lá na ponta d' Praia.
Lá ondê que mar tâ sparajá debóxe de bôte,
moda barra dum saia.

Cs' ê que m' crê? Cantá nha terra!
Companhal na sê dor;
na nôbréza d' sê alma;
na pobréza d' sê vida!

Sérgio Frusoni

ÚLTIMA HORA

DESTAQUES MINDEL PRESS

Santo Antão: Trabalhadores do Centro Agro-alimentar com onze meses de salário em atraso


Os trabalhadores do Centro Agro-alimentar (Fábrica de Queijo) de Porto Novo estão sem receber os seus salários há onze meses. Perante a gravidade da situação, o Sindicato Livre dos Trabalhadores de Santo Antão (SLTSA) diz que vem tentando resolver este impasse junto ao Ministério das Finanças (MF), gestora do centro, mas até agora não teve sucesso.

Santo Antão: Trabalhadores do Centro Agro-alimentar com onze meses de salário em atraso
Carlos Bartolomeu diz que o sindicato que dirige está agora a aguardar que a questão seja resolvida. "Temos utilizado todos os canais para resolver esta situação o quanto antes só que o MF não se mostra de boa-fé no sentido de resolver esta questão. Só exigimos o pagamento dos salários para tirar os funcionários do sufoco em que se encontram. Numa outra fase podemos ’negociar’ a compensação devida”, explica.
O atraso no pagamento dos salários, segundo Bartolomeu, está a afectar psicologicamente os trabalhadores. É que, afirma, estão numa situação de desespero total, abatidos, a viver numa angústia porque têm família para sustentar tem responsabilidades com as instituições bancárias.
"Há caso de um funcionário que foi obrigado a vender a sua casa porque tinha um compromisso com o banco que ameaçava executar a sua habitação", assevera Bartolomeu, dizendo que a situação está cada vez mais insustentável. Por essa razão, o sindicato pretende mover uma acção judicial contra o Governo de Cabo Verde para garantir os direitos adquiridos por esses trabalhadores.
"No início deste ano, o Ministério das Finanças enviou uma equipa de auditores para tentar de alguma forma fazer um levantamento junto da empresa mas até agora nunca foi apresentado um relatório", afirma o sindicalista. Também, numa das suas visitas a Santo Antão, a Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, prometeu que até ao final do ano passado este caso ficaria resolvido.
O certo é que até hoje, os funcionários vivem dias difíceis para "levar a panela ao lume". Este caso estende-se também aos fornecedores de leite com quem a fábrica tem uma dívida que ronda os 400 mil escudos. Um dos fornecedores, que não se quis identificar, assevera que por causa de uma dívida de 30 mil escudos está a enfrentar dificuldades em conseguir ração e água para os seus animais.
LS/PN
FONTE: ASEMANA - http://www.asemana.publ.cv
25 Abril 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

PENSAMENTOS ÚTEIS

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." (Albert Einstein)

A MINDELO

O verdadeiro heroísmo consiste em persistir por mais um momento, quando tudo parece perdido.(W. F. Grenfek)