MINDEL BREVES

:.: Expotur’14: O turismo inclusivo e sustentável que se quer para Cabo Verde:. Criada Cabo Verde Handling:.:

INFORMAÇÕES ÚTEIS

NACIONAL: Reparação do navio Guardião custa 10 mil contos:. Santo Antão e São Vicente vão discutir desenvolvimento integrado:. Santo Antão: Esplanada Nova Aurora da Ponta do Sol “em morte lenta”:. Um a cinco anos de prisão para quem rouba energia:.

"PRESENTAÇOM"

Quem mi ê? Um fidje de Sanvcênte.
Nascide, crióde, lá na ponta d' Praia.
Lá ondê que mar tâ sparajá debóxe de bôte,
moda barra dum saia.

Cs' ê que m' crê? Cantá nha terra!
Companhal na sê dor;
na nôbréza d' sê alma;
na pobréza d' sê vida!

Sérgio Frusoni

ÚLTIMA HORA

DESTAQUES MINDEL PRESS

Velhos hábitos: Aumenta o uso de lenha para cozinhar





Velhos hábitos: Aumenta o uso de lenha para cozinhar A população cabo-verdiana, sobretudo a residente no meio rural, está a usar cada vez mais a lenha como fonte de energia. Os dados do estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estatísticas mostram que houve um aumento do uso de lenha, que passou de 60 para 63%, enquanto que a utilização do gás baixou de 77% em 2012 para 71% em 2013. Muitos atribuem o regresso da lenha, sobretudo no meio rural, ao elevado preço do gás, que não pára de aumentar nos últimos anos.
A utilização do gás butano baixou, com o regresso do uso da lenha para cozinhar, sobretudo no meio rural. É nos vários concelhos de Santiago, com excepção da Praia, que o uso da lenha como fonte de energia para cozinhar é maior. Em São Salvador do Mundo mais de 75% das famílias recorrem à lenha.
Entre os bens que garantem mais conforto às famílias, o fogão é o mais comum. 95% das famílias possuem um fogão a gás. E este indicador é expressivo mesmo no meio rural (92%), apesar do uso mais frequente da lenha em detrimento do gás. Cerca de 64% das famílias têm frigorífico, 23% micro-ondas, 22% máquina de lavar e 12% arca congeladora. Com menor expressão encontram-se o termo-acumulador (7%) e o ar condicionado (2%).
Cerca de 12% das famílias possuem automóvel, 36% têm telefone fixo – em 2012 eram 41% - e 87% são portadores de pelo menos um telemóvel. Aliás, o estudo diz que, em média, cada agregado familiar constituído por 2,1 pessoas possui um telemóvel. Mas este número representa um ligeiro decréscimo relativamente a 2012, quando 89% das famílias tinham telemóvel.
Cerca de 50% das famílias possuem rádio e 80% televisão, apenas 7% mantêm o serviço de televisão por assinatura. A nível nacional, 30% têm um computador e 23% têm acesso aos serviços de internet, percentagem superior à registada em 2012, que ficou pelos 20%.
Estes indicadores de posse de bens e acesso a serviços TIC revelam disparidades significativas por meio de residência e por concelhos.
FONTE: ASEMANA - http://www.asemana.publ.cv
20 Abril 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

PENSAMENTOS ÚTEIS

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." (Albert Einstein)

A MINDELO

O verdadeiro heroísmo consiste em persistir por mais um momento, quando tudo parece perdido.(W. F. Grenfek)