
A utilização do gás butano baixou, com o regresso do uso da lenha para cozinhar, sobretudo no meio rural. É nos vários concelhos de Santiago, com excepção da Praia, que o uso da lenha como fonte de energia para cozinhar é maior. Em São Salvador do Mundo mais de 75% das famílias recorrem à lenha.
Entre os bens que garantem mais conforto às famílias, o fogão é o mais comum. 95% das famílias possuem um fogão a gás. E este indicador é expressivo mesmo no meio rural (92%), apesar do uso mais frequente da lenha em detrimento do gás. Cerca de 64% das famílias têm frigorífico, 23% micro-ondas, 22% máquina de lavar e 12% arca congeladora. Com menor expressão encontram-se o termo-acumulador (7%) e o ar condicionado (2%).
Cerca de 12% das famílias possuem automóvel, 36% têm telefone fixo – em 2012 eram 41% - e 87% são portadores de pelo menos um telemóvel. Aliás, o estudo diz que, em média, cada agregado familiar constituído por 2,1 pessoas possui um telemóvel. Mas este número representa um ligeiro decréscimo relativamente a 2012, quando 89% das famílias tinham telemóvel.
Cerca de 50% das famílias possuem rádio e 80% televisão, apenas 7% mantêm o serviço de televisão por assinatura. A nível nacional, 30% têm um computador e 23% têm acesso aos serviços de internet, percentagem superior à registada em 2012, que ficou pelos 20%.
Estes indicadores de posse de bens e acesso a serviços TIC revelam disparidades significativas por meio de residência e por concelhos.
FONTE: ASEMANA - http://www.asemana.publ.cv
Sem comentários:
Enviar um comentário