Uma virose está a provocar casos de diarreia, febre e problemas respiratórios na ilha de São Vicente. O Banco de Urgência de adultos do Hospital Baptista de Sousa (HBS) já atende cerca de 160 casos por dia. Reforçar a higiene é a melhor arma para combater este problema, alerta Alcides Gonçalves, director clínico do HBS.

“Verificamos que os atendimentos no Banco de Urgência de adultos aumentaram. Antes atendíamos cerca de 90 pessoas, mas agora já são cerca de 160 por dia com diarreia, vómitos, febre e dores de cabeça entre outros,” afirma Gonçalves, para quem na pediatria do HBS a solicitação é menor. “Já na pediatria atendemos 147 crianças com os mesmos casos”.
Para Alcides Gonçalves, este surto é considerado corriqueiro nesta altura de Verão em que se regista maiores probabilidades de ter água contaminada e alimentos mal conservados, devido ao excesso de calor ou falta de electricidade nas residências.
Por isso, alerta que é preciso redobrar os cuidados com a higiene, manter a água bem conservada e principalmente ter atenção à confecção dos alimentos para evitar infecções por salmonella, um género de bactérias.
Sem comentários:
Enviar um comentário