A República Federal da Alemanha acaba de desembolsar os cerca de três milhões de euros para financiar a construção das instalações do Centro de Investigação Oceanográfica do Mindelo, cujas obras arrancarão no primeiro semestre de 2013. O edifício ficará situado entre o caís da Cova da Inglesa e a sede do INDP e será constituído por vários escritórios, oficinas e laboratórios para pesquisas científicas.

O presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas assegura que o financiamento do citado edifício está inteiramente garantido pelo Ministério Federal para a Educação e Investigação da Alemanha (BMB), através do Helmholtz-Zentrum fuer Ozeanforshung (GEOMAR). Óscar Melício explica que o montante em causa ronda os três milhões de euros, que estão já colocados à disposição de Cabo Verde.
A mesma fonte avança que os projectos de arquitetura e afins para a instalação do mesmo centro, também baptizado como Ocean Science Center Mindelo (OSCM), estão em elaboração e ficarão concluídos no primeiro trimestre do próximo ano.
“O arranque das obras deverá acontecer no primeiro semestre de 2013 e a construção do edifício ficará concluída em 2014. Uma vez terminada, a gestão do OSCM ficará a cargo do INDP”, garante o presidente do Instituto, para quem o Ocean Science Center está dimensionado para atender aos desafios já identificados. E não são poucos: além de albergar vários laboratórios, escritórios e equipamentos científicos, o centro estará dotado de oficinas técnicas para prestação de apoio logístico aos cruzeiros que passam pela região ocidental africana.
Melício faz questão de contextualizar que Cabo Verde tomou a decisão estratégica de aumentar o conhecimento sobre os oceanos, assim contribuindo para as iniciativas globais de desenvolvimento. “Mas a investigação científica oceanográfica é complexa, exigindo enormes recursos tanto a nível do conhecimento, como das infraestruturas. Através de diversos projectos de cooperação e da busca de respostas a interesses comuns, tem-se procurado capacitação, em termos de equipamentos, infraestruturas e formação. Esta região tropical do Atlântico constitui um excelente ‘laboratório’ natural para o estudo de diversas questões de interesse global. Com base nesta constatação, o principal parceiro de investigação oceanográfica do INDP, o GEOMAR – Helmholtz-Zentrum fuer Ozeanforshung (de Alemanha), abraçou enormes desafios na região e desde 2005, diversos projectos científicos na área de estudos dos oceanos decorrem tendo por base Cabo Verde, com destaque para o Observatório Oceanográfico, actualmente operado pelo GEOMAR e pelo INDP”, salienta OM.
Diante dessa importante cooperação científica em desenvolvimento com o GEOMAR na área da pesquisa oceanográfica, Óscar Melício explica que surgiu a necessidade de criar uma infraestrutura de apoio à investigação oceanográfica, o já batizado OSCM – Ocean Science Center Mindelo.
Esta estrutura terá diversas valências, indispensáveis à investigação dos oceanos nesta região. Tudo com o objectivo de garantir o apoio logístico e científico às diversas ações e projectos de investigação nesta região do Atlântico, reforçando neste quadro a cooperação científica entre a Alemanha e Cabo Verde, mas também aproximando diversos países com interesse científico nesta zona do Atlântico.
Sem comentários:
Enviar um comentário