Onésimo Silveira foi distinguido este sábado, 8, com o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Mindelo. Este título, segundo Albertino Graça, reitor da Uni-Mindelo, distingue Silveira pelo seu “percurso como poeta, escritor, intelectual, diplomata e académico, mas também pelo seu contributo para a independência e democratização do país”. Graça também disse que distingue o antigo presidente da Câmara Municipal de São Vicente como “um símbolo da cabo-verdianidade”.

“Para além do indiscutível mérito e prestígio que goza em Cabo Verde, Onésimo Silveira está ligado a essa universidade com laços de amizade e de gratidão, pelo apoio que deu à esta instituição. Ele compreendeu o alcance da iniciativa e decidiu aceitar a distinção”, disse Albertino Graça, para quem a Uni-Mindelo tem sido criteriosa na escolha das personalidades que distingue.
Luís Amado, responsável por fazer a Oração de Sapiência e Adelino Torres que apadrinhou a cerimónia, destacaram o desempenho de Onésimo Silveira como homem de letras, poeta, escritor e ensaísta. Características que, dizem, fazer dele “um dos grandes intelectuais contemporâneos da língua portuguesa”.
O antigo presidente da Câmara Municipal de São Vicente disse que a distinção é uma honra e uma dádiva, porquanto possui uma estreita ligação com a Universidade do Mindelo. Também no seu discurso, analisou o percurso histórico e político do Estado de Cabo Verde e o papel dos partidos políticos no seu desenvolvimento. Silveira pós a tónica no seu génio crítico e ressalvou que os deputados estão ao serviço dos partidos políticos em vez de servir a Nação.
“Acusamos os deputados de traírem o seu mandato ao subalternizarem as questões da nação aos interesses próprios e partidários. Dizem-se representantes da Nação quando são representantes dos partidos”, critica Onésimo Silveira, alertando que o "futuro das ilhas está nas nossas mãos e na sabedoria dos nossos dirigentes”.
O Primeiro-ministro, José Maria Neves, que também esteve presenta na cerimónia, considerou que Onésimo Silveira é merecedor de inúmeras homenagens, pois é uma das grandes personalidades do país. “Felicito a Universidade do Mindelo pela acertada escolha. Onésimo Silveira, fazendo parte do panteão dos homens maiúsculos desta cidade do Mindelo e deste Cabo Verde, ajusta-se ao título de Doutor Honoris Causa”, aplaude o chefe do Governo.
A atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a Onésimo Silveira faz parte das comemorações do 10º aniversário da Universidade do Mindelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário