MINDEL BREVES

:.: Expotur’14: O turismo inclusivo e sustentável que se quer para Cabo Verde:. Criada Cabo Verde Handling:.:

INFORMAÇÕES ÚTEIS

NACIONAL: Reparação do navio Guardião custa 10 mil contos:. Santo Antão e São Vicente vão discutir desenvolvimento integrado:. Santo Antão: Esplanada Nova Aurora da Ponta do Sol “em morte lenta”:. Um a cinco anos de prisão para quem rouba energia:.

"PRESENTAÇOM"

Quem mi ê? Um fidje de Sanvcênte.
Nascide, crióde, lá na ponta d' Praia.
Lá ondê que mar tâ sparajá debóxe de bôte,
moda barra dum saia.

Cs' ê que m' crê? Cantá nha terra!
Companhal na sê dor;
na nôbréza d' sê alma;
na pobréza d' sê vida!

Sérgio Frusoni

ÚLTIMA HORA

DESTAQUES MINDEL PRESS

"SÃO NICOLAU ESTÁ A PERDER POPULAÇÃO DEVIDO AO ISOLAMENTO"

O deputado do MpD (oposição), Nelson Brito, denunciou esta terça-feira, na Praia, o isolamento por que passa São Nicolau, devido à “permanente crise de transportes” e aponta consequências como a diminuição da população e o encerramento de empresas.
 
O deputado eleito pelo círculo eleitoral de São Nicolau falava em conferência de imprensa sobre a situação de “isolamento” de São Nicolau, devido às “deficientes” ligações aéreas e marítimas, na sequência do debate parlamentar de quarta-feira, 31, sobre o Estado da Nação.

“A ilha de São Nicolau atravessa mais uma vez grave crise de transportes. Infelizmente, esta situação tem sido sempre presente durante toda a governação do PAICV “, revelou o deputado, acusando o Governo de estar a “falhar” na sua função de promover o desenvolvimento do país e, mais concretamente, da ilha de São Nicolau.

Isto porque, segundo Nelson Brito, trata-se de uma situação que afecta a todos, aos empresários, emigrantes, estudantes, turistas e à população adoentada, sendo que, estes últimos, são transportados em casos de emergência em barcos de pesca, “sem as mínimas condições”.

“Como consequência desse isolamento, São Nicolau tem vindo consistentemente a perder população (de 13.735 habitantes em 2000, passando para os 12.817 em 2010, o que representa mais de 7% da população – INE, Censo 2010) e tem vindo a perder empresas e postos de trabalho”, indicou o parlamentar.

Nelson Brito acusou ainda o Governo de, relativamente aos transportes, estar a fazer “propaganda política”, “promessas vazias” e a “desresponsabilizar-se”, apontando como exemplos “o famoso barco do Sr. primeiro-ministro que daria a volta ao país em 24 horas e o catamarã que deveria vir para servir as ilhas de norte do país”, entre outras promessas.

O deputado do Movimento para a Democracia aproveitou ainda para exigir do Governo igualdade de oportunidades para todas as ilhas e para todos aos cabo-verdianos, “estejam aonde estiverem”, acrescentando que “o mais grave de tudo é que não há perspectiva de melhorias”.
 
31 Julho 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

PENSAMENTOS ÚTEIS

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." (Albert Einstein)

A MINDELO

O verdadeiro heroísmo consiste em persistir por mais um momento, quando tudo parece perdido.(W. F. Grenfek)