A queda de raios fustigou por estes dias a ilha de Santo Antão, com destaque para o município do Porto Novo, onde há relatos de vários electrodomésticos danificados. Os munícipes dizem ainda que um terramoto de fraca intensidade foi sentido na cidade durante a queda das chuvas no último fim-de-semana.

Se por um lado a queda de chuvas é sempre motivo de regozijo nos campos de Cabo Verde, o certo é que mais uma vez elas se fizeram anunciar com muito espalhafato em Santo Antão: relâmpagos, trovoadas e raios que deixaram vários electrodomésticos danificados. As comunicações fixas, móveis e através da Internet ficaram também afectadas.
Desta vez, apesar das providências da Electra que em tempo oportuno interrompeu o fornecimento de energia enquanto chovia, os habitantes queixam-se de televisores, computadores e vários outros aparelhos que deixaram de funcionar após a passagem da tempestade que deixou em apuros várias pessoas. Jovens e adultos que pela primeira vez presenciaram essas peripécias da natureza não pagaram pelo susto. Nem as pessoas que desligaram os seus equipamentos antes da Electra interromper o fornecimento de energia escaparam dos prejuízos.
Frente a estes sinais inquietantes, as gentes de Santo Antão querem que as autoridades competentes avaliem com seriedade esses fenómenos, para eventuais medidas de segurança. Esse mesmo pedido foi feito há dois anos pelos habitantes do Planalto Leste que na altura passaram por momentos de aflição com a queda de raios que chegaram a queimar várias árvores na floresta, mas até agora nenhuma medida foi tomada a esse respeito.
Fora essa ocorrência, quem tem motivos para comemorar são os agricultores da ilha que viram os seus campos molhados.
PN
FONTE: ASEMANA - http://www.asemana.publ.cv
05 Setembro 2013
Sem comentários:
Enviar um comentário